quarta-feira, 13 de maio de 2009

3° FITAFLORIPA


Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis - SC é um evento que agrega grupos de Teatro de Animação nacionais (SP, MG, RS, SC) e público por meio da aproximação, vivência, formação cultural e experiência estética que essa linguagem pode proporcionar. Hoje o FITAFLORIPA se encontra inserido num Circuito de Festivais de Teatro de Animação - MG, PR, RS, SP, RJ, DF e SC, permitindo uma mostra descentralizada das produções convidadas e oportunizando também maior acessibilidade do público.
Coordenação Geral: Sassá Moretti
Coordenação Executiva: Zélia Sabino

Programação:

Segunda-feira dia 15/06 às 10h00 -
UMA NOITE EM CLARO
Terça-feira dia 16/06 às 15h00 - UMA NOITE EM CLARO
Quarta-feira dia 17/06 às 15h00 e às 20h00 - EM CONCERTO
Quinta-feira dia 18/06 às 10h00 e às 15h00 - O SONHO DE NATANAEL
Sexta-feira dia 19/06 às 10h00 - O MENINO MALUQUINHO


Veja abaixo sobre os quatro espetáculos do FITA que fazem parte da programação comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC.

UMA NOITE EM CLARO
– Cia. Odelê – A Casa dos Gestos (São Paulo)
Segunda-feira dia 15/06 às 10h00
Terça-feira dia 16/06 às 15h00


Espetáculo: UMA NOITE EM CLARO
Direção: Rafael Curci
Duração: 40 min.

Classificação: a partir de 04 anos
Técnica: manipulação direta sobre balcão e teatro de sombras
Grupo: Cia. Odelê - A Casa dos Gestos – www.odele.com.br


Sinopse:
Esta obra conta a história de Morpheu, um cidadão comum que regressa à sua casa após um dia intenso. Seu único objetivo é ter uma noite tranqüila, dormir profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, uma vez que diversas situações inesperadas perturbarão seu sono constantemente.


O grupo:
A Cia. Odelê surgiu em 2008, do encontro de Darko Magalhães, Rafael Curci e Simone Aranha, estabelecendo-se com duas linguagens teatrais claras: teatro de animação e teatro de ator. As pesquisas do grupo incluem os estudos e experimentaçõ
es em diversas disciplinas artísticas, como: histórias em quadrinhos, teatro de objetos, criação de textos, adaptação de obras clássicas, textos literários e não-teatrais, produção coletiva, oficinas e palestras.

Ficha Técnica:

Dramaturgia e direção – Rafael Curci

Assistentes de direção – Simone Aranha e Darko Magalhães
Ator manipulador – Rafael Curci
Cenografia e construção dos objetos: Letícia Ragozzino
Figurino – Silvana Nascimento
Mecanismos cenotécnicos – Rafael Curci e Vitor Garcia
Realização títeres – Rafael Curci

Desenho de luz – Darko Magalhães e Rafael Curci
Operação de luz e som – Darko Magalhães/Simone Aranha
Fotografia – Anabela Leandro
Arte Gráfica – Ana Muriel

Produção executiva – Simone Aranha
Produção e realização – Cia Odelê - A Casa dos Gestos


EM CONCERTO – Contadores de Estórias (Rio de Janeiro)
Quarta-feira dia 17/06 às 15h00 e às 20h00

Espetáculo: EM CONCERTO
Direção: Marcos Caetano Ribas

Duração: 60min.
Classificação: adulto
Técnica: manipulação direta
Grupo: Contadores de Estórias - www.ecparaty.org.br

Sinopse:
Um espetáculo sem palavras, delicado e intenso, composto por sete cenas independentes: um velho tocando violino, um suícidio, uma índia em momento de reflexão, o flerte engraçado de dois velhinhos, um namoro pré-adolescente, uma surpreendente cena de rejuvenescimento ou renascimento, e um misto de despertar erótico e parto.


O grupo:
Desde as grandes máscaras que compunham os primeiros trabalhos dos Contadores em 1971 até os bailarinos que formaram a Companhia nos anos 80/90, passando pelos pequenos bonecos quase vivos que tornaram o grupo conhecido, os C
ontadores de Estórias foram e continuam sendo um grupo dedicado ao estudo, à exploração e à descoberta dentro da linguagem cênica. O grupo leva seu teatro através do mundo, participando de importantes festivais internacionais.

Ficha Técnica:

Direção – Marcos Caetano Ribas
Autor – Marcos Caetano Ribas
Confecção dos Bonecos – Marcos Caetano Ribas e Rachel Ribas
Cenografia e Figurino – Rachel Ribas
Sonoplastia e Iluminação – Marcos Caetano Ribas

Elenco – Rachel Ribas e Inez Petri
Marcos Caetano Ribas


O SONHO DE NATANAEL
– Cirquinho do Revirado (Criciúma)
Quinta-feira dia 18/06 às 10h00 e às 15h00

Espetáculo: O SONHO DE NATANAEL
Direção: O grupo

Duração: 35 min.
Classificação: todas as idades

Técnica: luva e manipulação direta de objetos
Grupo: Cirquinho do Revirado – www.cirquinhodorevirado.blog.terra.com.br

Sinopse:
Um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente, ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é
conduzido por dois atores que usam objetos para contar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, bonecos e brincadeiras.

O grupo:
Surgiu em 1997 e desenvolveu trabalhos com a manipulação d
e objetos, bonecos, rua, circo, teatro, música e sombras, participando de festivais por todo o país. Os objetivos do grupo são a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se fechando em um estilo, mas descobrindo as possibilidades que a pesquisa teatral pode proporcionar ao exercício da manutenção de um grupo.

Ficha Técnica:
Autor – Yonara Marques
Direção – O Grupo
Cenografia, iluminação e maquiagem – O Grupo

Figurino – Fabiano Perucci e Yonara Marques
Operadores – Luan M. Joaquim


O MENINO MALUQUINHO – Cia. Andante Produções Artísticas (Itajaí)Sexta-feira dia 19/06 às 10h00

Espetáculo: O MENINO MALUQUINHO
Direção: Marcelo F. De Souza
Duração: 35 min.

Classificação: infantil (3 a 9 anos)
Técnica: manipulação de luva, vara e silhueta
Grupo: Cia. Andante Produções Artísticas – www.cia-andant
e.blogspot.com

Sinopse:
Espetáculo baseado no personagem, de mesmo nome, de Ziraldo que busca por meio da singeleza e poesia visual do teatro de boneco
s o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis "à moda antiga".

O grupo:
Sediada em Itajaí/SC desde 2005, as montagens da Cia. An
dante caracterizam-se pela exploração e preservação de uma estrutura tradicional do teatro de animação, buscando novas possibilidades estéticas. Destacando a presença da empanada (palquinho), o boneco de luva, o trabalho solo e a linguagem não verbal, buscando no trabalho do ator manipulador a ação geradora da ânima orgânica e o aprimoramento técnico/poético/estético da atuação com bonecos.

Ficha Técnica:

Direção e roteiro – Marcelo F. de Souza

Confecção dos bonecos – Marcelo F. de Souza e Jô Fornari
Manipulação – Jô Fornari
Cenário – Luis Melo
Técnica – Laércio Amaral e Sandra Knoll
Produção – Cia. Andante e Sandra Knoll


Veja abaixo o release de divulgação do evento

F
ITAFloripa 2009: Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis agita a cidade de 14 a 20 de junho

Teatro de animação ganha espaço na cidade com companhias de cinco países

Atração internacional "Cuentos Pequeños", do Peru, abre o festival no domingo, dia 14/06, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Entre os dias 14 e 20 de junho, a capital ficará mais animada. Isso porque a terceira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis (FITAFloripa) trará 19 companhias de teatro de cinco países: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, este em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Serão 41 apresentações em 13 espaços da capital, entre teatros e locais públicos. A programação do festival contempla ainda oficinas e mesa de conversa, envolvendo grupos nacionais e internacionais.

A abertura do festival será com o espetáculo “Cuentos Pequeños”, da companhia peruana Teatro Hugo & Inês, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Segundo as coordenadores do FITAFloripa, Sassá Moretti e Zélia Sabino, esse grupo está sendo esperado desde a primeira edição do festival, e desta vez a agenda do grupo permitiu que fossem incluídos na programação de Florianópolis. O grupo viaja pelo mundo todo e é referência de qualidade internacional na técnica em que os atores animam parte do próprio corpo para criarem os personagens. Na segunda-feira, haverá um desfile pelas ruas do centro da cidade, com estudantes, artistas e grupos folclóricos.

O evento, que no ano passado reuniu mais de 15 mil pessoas, tem como objetivo propiciar manifestações artísticas diferenciadas, de caráter formativo/educativo. O acesso à maioria das peças teatrais é gratuito: apresentações em locais abertos não terão custo algum aos espectadores. E, como nas edições anteriores, as que ocorrerão nos teatros serão a preços populares – R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia) -, mas terão parte da platéia reservada a grupos não pagantes de escolas públicas.

Este ano serão quatro grupos de ação, sob coordenação geral de Sassá Moretti e coordenação executiva de Zélia Sabino: FITAFloripa Palco - atividades em espaços teatrais convencionais -, FITAFloripa Rua - atividades em espaços alternativos e de trânsito de pedestres -, FITAFloripa Visita - atividades em instituições beneficentes - e FITAFloripa Panorama – atividades formativas sobre a linguagem.

Oficinas e mesa de conversa

O FITAFloripa também contribui para formação de profissionais. O evento promove oficinas voltadas a estudantes da linguagem e professores de artes. Nesta edição, Jordi Bertran ministra oficina com o tema Manipulação com Fios, de 17 a 19 de junho, das 9h às 13h, na sala Dança I do Centro de Artes (Ceart) da Udesc. No mesmo local, Tiche Vianna fala sobre O Ator e a Máscara, de 15 a 19 de junho, das 9h às 13h, no Espaço I.

A programação contempla ainda a mesa de conversa com a professora Dra. Ana Maria Amaral, da Universidade de São Paulo, e o professor Dr. Valmor Beltrame, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Eles intermediarão debate entre o Núcleo #2 do Sujeito de Cena Teatro, de São Paulo (SP), o Ronda Grupo de Dança e Teatro, de Florianópolis (SC) e a Cia. Experimentos Teatrais, de Itajaí (SC). Os três grupos pesquisam o ator em cena e trazem nos seus espetáculos algo em comum: o boneco. A mesa de conversa será na sexta-feira, dia 19 de junho, às 14 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O FITAFloripa tem patrocínio do Guaraná Antarctica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Conta ainda com o patrocínio cultural do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Rouanet - Ministério da Cultura, Governo Federal, e Tractebel Energia S.A. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Consulado Francês, o Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a Secretaria de Cultura e Arte e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC dão apoio institucional à iniciativa. O FITAFloripa tem apoio ainda da transportadora Cena em Trânsito.

"Cuentos Pequeños" – Teatro Hugo & Inês (Peru), abertura dia 14/06, domingo, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Espetáculo: CUENTOS PEQUEÑOS
Direção: Hugo Suarez e Ines Pasic
Duração: 50 min
Classificação: a partir de 8 anos
Técnica: manipulação de objetos e mímica
Grupo: Teatro Hugo & Inês (Peru) – www.hugoeines.com

Sinopse:
Um desfile pitoresco de personagens divertidos que, nos breves momentos de sua existência na cena, revelam a poesia da vida cotidiana. Esses personagens, com os seus sonhos e frustrações, com os seus sucessos e fracassos, narram o eterno drama da tragicomédia humana...

O grupo:
Hugo Suarez e Inês Pasic fundaram o Teatro Hugo & Inês em 1986. Sua área de experimentação teatral é a pantomima. A partir de 1989, focaram seu interesse para as possibilidades expressivas de cada parte do corpo humano: as mãos, os pés, os joelhos, o rosto, etc., dando vida a personagens surpreendentes.

Ficha Técnica:
Direção – Hugo Suarez e Ines Pasic
Ator – Hugo Suarez

Outros espetáculos e grupos do festival:

“Circus – A Nova Turnée” - Cia. Circo de Bonecos (SP)
“Bonecrônicas” – Cia. Anima Sonho (Rio Grande do Sul)
“Flicts” – Camaleão Teatro de Bonecos (Rio Grande do Sul)
“O Menino Maluquinho” – Cia. Andante Produções Artísticas (Itajaí)
“Só Serei Flor Quando Tu Flores” – Cia. Cênica Espiral (Florianópolis)
“Antologia” – Cia. Jordi Bertran (Espanha)
“Uma Noite em Claro” – Cia. Odelê – A Casa dos Gestos (São Paulo)
“O Sonho de Natanael” – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
“Em Concerto” – Contadores de Estórias (Rio de Janeiro)
“Passage Désemboîté” – Les Apostrophes (França)
“A Farsa do Panelada” – Montagem CEART/UDESC (Florianópolis)
“(Des)Esperando” – Núcleo #2 do Grupo Sujeitos de Cena Teatro (São Paulo)
“Bichos do Brasil” – Pia Fraus (São Paulo)
“Socorro” – Ronda Grupo de Dança e Teatro (Florianópolis)
“Convocadores de Estrelas” – Seres de Luz Teatro (São Paulo)
“Pépé e Stella” – Teatro Gioco Vita (Itália)


Sobre os ingressos:

GRATUITO (espaços alternativos, Teatro da UFSC e para escolas públicas - agendadas com antecedência).
R$ 8,00 (inteira).
R$ 4,00 (meia – estudantes, idosos com ou acima de 60 anos, classe artística – é necessária a apresentação do devido documento na entrada dos teatros).

O FITAFloripa participa da Campanha do Agasalho 2009. Ao trazer um agasalho você pagará meia entrada.

Pontos de venda de ingressos:

Centro de Cultura e Eventos – UFSC
Secretaria do FITAFLORIPA
(Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade)
De 14/06 (domingo) a 20/06 (sábado), das 09h00 às 20h00.
Bilheteria geral do evento. Os ingressos de outros teatros poderão ser adquiridos neste local com até um dia de antecedência.

Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
(Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro)
Bilheteria aberta a partir das 13h00 e somente venderá ingressos deste espaço.

Teatro da UBRO - União Beneficente Recreativa Operária
(Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro)
A bilheteria será aberta uma hora antes dos espetáculos e somente venderá ingressos deste espaço.


AVISOS IMPORTANTES:

• Os ingressos para os espetáculos que acontecerão no espaço Teatro da UFSC poderão ser retirados anteriormente, no máximo 02 ingressos por pessoa;
• Não será permitida a entrada depois do início dos espetáculos.
• Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, deficientes físicos e gestantes.
• Não fazemos trocas nem devoluções de ingressos.
• Não aceitamos cheques e cartões de débito ou crédito.
• Não fazemos reservas de ingressos.
• Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.


SERVIÇO:

O QUÊ: FITAFloripa 2009 - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis.
QUANDO: De 14 a 20 de junho de 2009, em diversos horários. (ABERTURA: "Cuentos Pequeños" – Teatro Hugo & Inês (Peru), dia 14/06, domingo, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.)
ONDE: Diversos locais
QUANTO: Gratuito, R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia)

Veja a programação completa no site www.fitafloripa.com.br.

Mais informações no site do evento e pelos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 (em horário comercial)

Coordenadora geral do FITAFloripa, Sassá Moretti: (48) 9967 5424
Coordenação Executiva: Zélia Sabino: (46) 84077598
Assessora de Imprensa: Letícia Kapper (SC-JP 2526): (48) 9916 9955 e imprensafita@gmail.com

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com texto da assessoria de imprensa do evento e fotos e textos dos grupos.



Visite também o site do
dac